Lembram daquele mochilão que eu fiz antes de vir morar em Dublin? Tem uns 5 anos que eu passei 4 meses viajando pela Europa, com uma mochila de melhor amiga, uma máquina fotográfica e muita coragem para enfrentar o inverno Europeu!! :) Mas se posso dizer que uma viagem foi boa para mim, foi esse mochilão. Se virar nos 30 em outra língua, com frio que você não conhecia, sozinha e de quebra escolher para onde você vai, pode parecer uma aventura tentadora, e é, mas não disse que foi fácil! E justamente com essas dificuldades que eu fiz um mochilão inesquecível!! A história de Paris vocês conhecem, vou contar um pouco da história da Itália.
Eu tinha uma tia e uma prima que moravam em Valdobbiadene, pertinho de Treviso, que por sua vez é perto de Veneza. Deu para localizar, né? Bom, a minha prima nem morava em Valdobbiadene mesmo,
chama Farra di Soligo a cidade (quase um bairro), local de produção de vinho, inclusive. Um lugar beeeem camponês, com poucas coisas para fazer, mas em uma das primeiras saídas eu escutei na balada "Calcinha Preta" do Brasil. P.S.: nem no Brasil eu tinha ouvido.Eu tinha uma tia e uma prima que moravam em Valdobbiadene, pertinho de Treviso, que por sua vez é perto de Veneza. Deu para localizar, né? Bom, a minha prima nem morava em Valdobbiadene mesmo,
Treviso, basicamente é povoado por brasileiros, rapidinho eu notei! Mas depois de um tempo eu achei que tinha mais brasileiro na Itália do que propriamente italianos.
Conheci ao todo 28 cidades da terra da pizza, comi muitaaa pizza, pasta, tomei muito sorvete e bebi bastante vinho!! Mas passei muito perrengue também! Decidir para onde iria, quanto tempo ficaria, como iria, onde ficaria...tudo em cima da hora! Não fiz um roteiro para a viagem, fui indo, conhecendo e apreciando cada lugar, me virando e me superando aos poucos. O esquema era achar sempre um ponto de informação turística. Depois de ter um mapa na mão, nada ficava muito complicado. Em Milão, eu fiquei em um hostel bem fuleirinho, basicamente eu dormi embaixo da escada do hostel, mas pelo menos não foi na rua...e acreditem, eu dormi na rua e não foi só uma vez. Na verdade eu nem dormi, fiquei andando e sempre achei alguém muito legal para me ajudar ou pelo menos fazer cia, porque o que não faltam são mochileiros no inverno Europeu, querendo ou não as passagens são mais baratas!!!
Em Roma, eu só tive todo o meu dinheiro furtado em plena sexta-feira e detalhe, não tinha pago o hostel do final de semana! Maaaas, já tinha comprado o ticket do Colesseum, então pensei: vou entrar e procurar um mochileiro brasileiro e pedir ajuda, se nada der certo, baixo na embaixada brasileira! Para minha sorte conheci o Felipe Spolador, o pai e o irmão dele, que foram super legais comigo!! Fiz o passeio com eles e no final já não tinha muitas esperanças, já que eles moravam na Holanda e eu duvidava que fossem me ajudar. Mas acabou que me levaram para passear o final de semana inteiro!! A namorada do irmão do Felipe passou mal e ficou na Holanda ou Inglaterra (não lembro), e o hotel já estava pago, então me ofereceram de ficar com eles! :)
Fomos para Nápole, Pompéia e jantamos em uma pizzaria em Nápole simplesmente INCRIVÉL! Mas a pizzaria, quando chegamos estava fechada. Como estávamos com fome, fizemos uma boquinha antes...azeitonas, prosciutto crudo e muzzarela di bufala! E foi assim que eu fiz uma das melhores amizades da viagem! Novembro agora o Felipe casa em Salvador e eu não perco por nada!!
Em Firenze, conheci uma menina da China que não falava muito bem inglês e eu com o meu inglês perfeito #sqn, viramos amigas e ainda marcamos de sair várias vezes, de quebra viajamos para Siena, Pisa e San Gimignano. Meu inglês na época não era bom, mas meu Italiano estava ótimo! Nada como uma boa necessidade para te fazer a falar!
Em Turin eu fiquei alguns dias e peguei muita neve, muito frio e muita chuva! Mas conheci uma Mexicana muito legal que me fez ficar com muita vontade de ir conhecer o país dela!! E duas Sul Coreanas muito legais!! Desde aquela época eu gosto desse pessoal da Coréia do Sul, gosto demais dos orientais! Puxa, povo educado e muito simpático! Ganhei
moedinhas do país delas para guardar e dei real para elas levarem para a Coréia. Passei por Gênova, Bolonha, Padova, Brescia, Modena, Udine, Lucca, Cornuda, Belluno um dia que peguei o trem para Veneza no sentido oposto e acabei passando o dia por lá mesmo!
Em Treviso, quando voltava para pegar o avião para o Brasil, eu liguei para a minha prima, ver se ela poderia ir me buscar no aeroporto, mas ela estava grávida e já era meio tarde! No final das contas, o então marido dela foi me buscar. Como eu não sabia, eu fui para cidade e fiquei divagando pela cidade, eu e mais uma brasileira! Ficamos um tempo na estação de trem, que fechou a meia noite. Depois procuramos um hotel, mas todos fechados!! Um frio horrível...daí de um café saíram duas pessoas e fomos até elas pedir informação de um local para dormir. O casal colocou nossas mochilas no carro e saíram procurando hotel com a gente pela cidade, em vão! Nada aberto!! No final ficaram com pena da gente e reabriram o café
só para gente e ficamos lá com eles! De quebra, ganhamos café e cerveja para passar a noite e ficamos jogando papo por ar! Mandei um postal para o café depois, agradecendo a hospitalidade incrível!
Depois da Itália, fiz alguns outros países como a França, Espanha, Suíça e Inglaterra, mas nenhum com tantas cidades como a Itália. O que eu posso dizer da Itália é que eles tem mais igrejas do que Pubs, muita pizza, pasta e salada. Com 4 semanas eu sonhava com bife e que não existe sorvete mais gostoso do que o deles!! Os italianos são simpáticos e eu fiz grandes histórias naquele país! Amei!!
Não esqueçam de curtir a fanpage do Blog: www.facebook.com/bloghbyandrade
Não esqueçam de curtir a fanpage do Blog: www.facebook.com/bloghbyandrade
Ain, adorei o post!
ResponderExcluirfiquei com vontade de viajar, mas não sei se teria coragem pra sair assim, só com uma mochila!!!
http://universotgb.blogspot.com.br/
:))
ExcluirÉ...não sei se meus filhos iriam tbm! hahahahaha.